Síndrome do Intestino Irritável e Estresse. Será que existe relação?

Síndrome do Intestino Irritável e Estresse. Será que existe relação?

Apesar de parecer improvável, os problemas emocionais podem sim agravar o quadro de pacientes que sofrem de Síndrome do Intestino Irritável (SII). Continue a leitura para compreender essa relação!

De acordo com uma pesquisa publicada pelo Centro Nacional de Informação Biotecnológica dos Estados Unidos, pessoas com problemas intestinais apresentam índices maiores de depressão, ansiedade e angústia do que as demais.

Isso pode estar relacionado ao fato de que a SII é uma doença funcional, logo, não há presença de inflamação como nas outras condições crônicas que afetam o intestino.

Essa disfunção paralisa o movimento habitual dos alimentos pelo trato digestivo, o que provoca os sintomas indesejados. Acredita-se que o seu desenvolvimento está associado a fatores físicos e psicológicos.

Deixe-me explicar melhor: nosso intestino possui uma espécie de scanner que avalia as condições internas do órgão. Se esses receptores percebem alguma mudança das bactérias intestinais, uma informação é enviada ao cérebro e, como resposta, a sensibilidade intestinal é alterada.

Pacientes com Síndrome do Intestino Irritável apresentam um funcionamento anormal dessa estrutura. Com isso, as informações enviadas pelo intestino são interpretadas de maneira diferente pelo cérebro, compreendendo-as com uma sensibilidade exagerada.

Consequentemente, se a pessoa está deprimida ou ansiosa, essa sensibilidade será ainda maior!

Na dúvida, converse sempre com um especialista de sua confiança.

Se você gostaria de agendar uma consulta ou exame, clique aqui!

Agende sua consulta ou exame!

Meu principal objetivo é cuidar do bem mais precioso: a sua saúde

Atendimento ao Paciente
Ficou com alguma dúvida?
Converse conosco no Whatsapp
chat