Perguntas Frequentes

Reunimos as perguntas relevantes que recebemos sobre Gastroenterologia, Hepatologia e Endoscopia Digestiva.

A ida ao gastroenterologista é indicada quando há sintomas que envolvam órgãos relacionados à digestão, como pro exemplo o esôfago, estômago, intestino, pâncreas e fígado. Assim, caso a pessoa sinta enjôo, dor abdominal, diarreia, aumento da barriga ou queimação no estômago, por exemplo, é indicado consultar o gastro.

O gastroenterologista é o médico responsável por cuidar do trato digestivo, ou seja, das estruturas desde a boca até o ânus. Assim, ajuda na prevenção e tratamento das doenças que atingem esses órgãos. Por exemplo: gastrite, refluxo, úlcera, entre outras.

Médico é o responsável por cuidar de doenças no fígado, pâncreas, reto, cólon, estômago, intestino delgado, vesícula biliar e ductos biliares.

A endoscopia digestiva alta é um exame realizado com objetivo de fazer o diagnóstico de doenças no aparelho digestivo, como inflamações a exemplo de esofagites de refluxo e gastrites, além de úlceras e câncer do esôfago e estômago e duodeno, tanto na fase inicial como avançada.

Devem realizar endoscopia pacientes que apresentam sintomas persistentes de desconforto abdominal, má digestão, enjoos, vômitos, regurgitação, azia, queimor, perda de peso, anemia, diarreia crônica e fezes com coloração enegrecida, tipo “borra de café”.

Lorem Ipsum

Informações médicas ou relatórios relacionados a você.
Faça uma lista de todos os medicamentos de uso contínuo, incluindo as doses e a posologia.
Faça uma lista de suas alergias alimentares e/ou medicamentosas.
Radiografias, enema opaco, tomografia e/ou ressonância magnética realizadas.
Exames endoscópicos (endoscopia, colonoscopia e/ou retossigmoidoscopia) realizados.
Descrição cirúrgica realizada.