Cuidado: dores abdominais persistentes podem indicar Síndrome do Intestino Irritável.

Cuidado: dores abdominais persistentes podem indicar Síndrome do Intestino Irritável.

A Síndrome do Intestino Irritável é uma doença crônica caracterizada por dores abdominais que perduram por mais de 3 meses, manifestando-se no mínimo um dia por semana nesse período.

Normalmente, ela está associada à defecação e é responsável por provocar mudanças na forma e na frequência com que as defecações ocorrem. Os sintomas incluem cólicas, períodos de diarreia e prisão de ventre, flatulência em excesso e desconforto abdominal, podendo os sinais surgirem 6 meses antes do problema se estabelecer de fato.

Para diagnosticar a doença, é preciso consultar um especialista a fim de que exames físicos, testes laboratoriais e análise da história clínica do paciente sejam feitos. Em alguns casos, o médico pode solicitar outros exames, como a colonoscopia.

As causas para essa condição ainda são bastante discutidas. Sabe-se que ela se desenvolve em razão de diversos fatores como alterações nos movimentos intestinais, resposta excessiva a estímulos pequenos, mudanças nas bactérias do intestino, questões genéticas, sequelas após infecções e problemas psicossociais.

O tratamento para a Síndrome do Intestino Irritável varia para cada paciente, a depender da natureza e gravidade dos sintomas, além das condições psicossociais envolvidas. Por isso, se identificar algum dos sintomas mencionados, consulte um profissional da área.

Se você gostaria de agendar uma consulta ou exame, clique aqui!

Agende sua consulta ou exame!

Meu principal objetivo é cuidar do bem mais precioso: a sua saúde

Atendimento ao Paciente
Ficou com alguma dúvida?
Converse conosco no Whatsapp
chat