Saiba reconhecer os sintomas da gastrite nervosa

Saiba reconhecer os sintomas da gastrite nervosa

Um dos questionamentos que mais escuto em meu consultório é sobre a existência (ou não) da gastrite nervosa. Sim, ela existe! Continue a leitura para compreender como isso acontece.

A gastrite nervosa (ou dispepsia funcional) ocasiona sintomas parecidos aos da gastrite clássica, como queimação, azia e sensação de estômago cheio, entretanto, o processo inflamatório não ocorre.

A doença tradicional surge em decorrência de lesões causadas por bactérias ou pelo uso de certos medicamentos, bebidas alcoólicas e alimentos inadequados. Mas no caso da gastrite nervosa, o fator que a desencadeia é o estresse emocional e ele, sozinho, não é capaz de criar uma inflamação.

De fato, os momentos de instabilidade emocional podem estimular a produção de ácido gástrico, o que faz com que o estômago fique mais sensível. Com isso, os sintomas se manifestam apesar de não haver qualquer mudança na mucosa estomacal.

Portanto, no caso de experienciar esse desconforto, procure ajuda médica. O especialista, com o auxílio de exames, poderá determinar a causa do problema e o tratamento mais adequado.

Agende sua consulta ou exame!

Meu principal objetivo é cuidar do bem mais precioso: a sua saúde

Atendimento ao Paciente
Ficou com alguma dúvida?
Converse conosco no Whatsapp
chat