Qual a diferença entre gastroenterologista e hepatologista?

Qual a diferença entre gastroenterologista e hepatologista?

Gastroenterologista


A gastroenterologia é uma especialidade médica muito conhecida pela população, a hepatologia já não é tanto assim. Justamente por isso, no post de hoje vou listar as diferença entre essas duas especialidades médicas.

A Gastroenterologia cuida das doenças do sistema digestório (boca, esôfago, estômago, vesícula biliar, pâncreas, fígado, intestino grosso e delgado, cólon e íleo).

Dessa forma, o especialista em gastroenterologia cuida de doenças como gastrite, esofagite, dores abdominais, diarreias agudas e crônicas, intolerância ao glúten e a lactose, constipação intestinal, dentre outras.

O médico gastroenterologista atua na prevenção, diagnóstico, tratamento e avaliação de todas as doenças que envolvem o sistema digestório, além de orientar dietas para pacientes com estas patologias.



Hepatologista


O hepatologista é o médico responsável por cuidar da saúde do fígado, vesícula biliar e pâncreas.

Hepatologia é uma subespecialidade da gastroenterologia que previne, trata e acompanha as doenças relacionadas ao fígado, um importante órgão sem o qual os seres humanos não podem viver.

O médico hepatologista é responsável por acompanhar pacientes com doenças como cirrose, hepatites virais (A, B, C, D e E), hepatite alcoólica e medicamentosa, esteatose hepática (fígado gorduroso), insuficiência hepática, entre outras.

Em minha clínica, além da gastroenterologia, a hepatologia também é uma especialidade presente. Se você precisa de cuidados especiais relacionados ao seu fígado, saiba que pode contar comigo.

Agende sua consulta ou exame!

Meu principal objetivo é cuidar do bem mais precioso: a sua saúde

Atendimento ao Paciente
Ficou com alguma dúvida?
Converse conosco no Whatsapp
chat