6 sinais de que você precisa consultar um gastroenterologista

6 sinais de que você precisa consultar um gastroenterologista

Existem alguns sinais e sintomas que ocorrem com frequência que podem justificar uma consulta ao seu gastroenterologista de confiança. Hoje vou listar os 6 principais.

1. Movimentos intestinais anormais

Constipação: se você evacua menos de três vezes por semana, sua constipação pode ser causada por bloqueios, problemas neurológicos, disfunção muscular ou hormonal, dieta ou outros fatores.

Diarreia: se as fezes persistirem por mais de alguns dias, pode ser devido a um vírus, bactéria, intolerância à lactose, uma reação a medicamentos ou um indicativo de outros distúrbios digestivos, como a doença de Crohn ou colite ulcerosa, só para citar alguns.

2. Sangramento retal

As causas do sangue nas fezes podem variar em gravidade, mas geralmente significa que há sangramento em algum lugar do trato digestivo. Isso pode ser causado por uma fissura anal (um pequeno corte ou rasgo no tecido que reveste o ânus), hemorróidas ou pode ser algo que requer atenção médica, como câncer.

3. Azia frequente

A azia ocasional provavelmente não é motivo de preocupação, mas a azia frequente pode indicar doença do refluxo gastroesofágico, esôfago de Barrett e, possivelmente, até outras complicações mais graves.

4. Você tem idade para fazer exames regularmente para câncer colorretal (mais de 45 anos)

Um teste de rastreamento é uma medida preventiva e deve ser administrado antes que os sintomas se manifestem. O câncer colorretal geralmente começa como pólipos pré-cancerosos que podem ser detectados e removidos durante uma colonoscopia.

5. Dor abdominal e distensão abdominal

Dor abdominal leve ocasional e inchaço podem não ser causa suficiente para consultar um especialista. No entanto, se ocorrer dor abdominal ou inchaço após quase todas as refeições que você ingere, ou for acompanhada de náusea ou evacuações dolorosas, certifique-se de informar seu médico sobre esses aspectos do seu desconforto, pois ele pode decidir encaminhá-lo a um gastroenterologista para mais testes.

6. Dor esofágica ou dificuldade para engolir (disfagia)

Certas doenças podem causar dificuldade em engolir ou incapacidade de engolir. Se você sentir dor esofágica frequente ou dificuldade para engolir, ou se a dificuldade para engolir se intensificar com o tempo, um gastroenterologista pode conduzir um procedimento para determinar a causa do seu desconforto e começar a administrar o tratamento.

Portanto, se você possui alguma condição no sistema digestivo, procure um gastroenterologista.

Agende sua consulta ou exame!

Meu principal objetivo é cuidar do bem mais precioso: a sua saúde

Atendimento ao Paciente
Ficou com alguma dúvida?
Converse conosco no Whatsapp
chat