Principais diferenças entre intolerância à lactose e alergia ao leite

Principais diferenças entre intolerância à lactose e alergia ao leite

É comum ver as pessoas confundindo a alergia à proteína do leite com a intolerância à lactose, muitas das vezes achando que os dois são a mesma condição, mas na verdade não. Continue comigo para saber mais!

A principal diferença entre as duas condições é no modo como o organismo responde aos estímulos causados pelo consumo do leite. Confira:

• Alergia à proteína do leite: ao receber a proteína específica, o organismo subitamente organiza a defesa do corpo para barrá-la, o que pode envolver todos os órgãos e causar sintomas como inchaço, coceira, tosse, falta de ar e diarreia.

• Intolerância à lactose: os nutrientes não conseguem ser digeridos por completo e trazem água para o intestino, causando diarréias. Os sinais da intolerância podem demorar algumas horas (ou dias), mas permanecem somente no aparelho digestivo e causam dor de barriga, gases e enjoo.

É fundamental conversar com o médico para entender como proceder em ambos casos. O consumo de leite traz problemas para ambas as complicações e somente o médico poderá fazer a devida avaliação.

Agende sua consulta ou exame!

Meu principal objetivo é cuidar do bem mais precioso: a sua saúde

Atendimento ao Paciente
Ficou com alguma dúvida?
Converse conosco no Whatsapp
chat