Mitos e verdades sobre a endoscopia digestiva

Mitos e verdades sobre a endoscopia digestiva

A endoscopia é um exame muito importante para diagnosticar diversas patologias do trato digestivo. Além de permitir o diagnóstico de forma não invasiva e servir como um exame preventivo, pode auxiliar no tratamento de doenças do trato gastrointestinal.

Apesar de muito difundido, o procedimento ainda gera dúvidas em muitas pessoas. Pensando nisso, no post de hoje vou listar os principais mitos e verdades sobre o tema.

Fazer endoscopia causa dor – MITO

O exame é feito com uma sedação venosa suficiente para fazer o paciente dormir e ter um exame confortável, além de um analgésico na garganta.

Acompanhante é sempre necessário - VERDADE

A medicação usada na sedação pode diminuir os reflexos por algumas horas após o exame, é imprescindível um acompanhante. O paciente não deve dirigir ou operar máquinas após a endoscopia.

Não é possível respirar e posso morrer - MITO

Ao contrário do que é perpetuado, é possível respirar, uma vez que o endoscópio é introduzido pela boca e encaminhado ao esôfago, ao passo que o ar penetra pelo nariz, passa pela laringe, traqueia e, por fim, alcança os pulmões. São, portanto, caminhos diferentes.

Não se pode comer após realizar a endoscopia. MITO

Assim que o paciente estiver se sentindo melhor, é ideal que ele faça a ingestão de alimentos, a qual deve ocorrer gradativamente para acostumar o sistema digestivo a receber a alimentação com calma e evitar náuseas. Optar por líquidos ou alimentos mais leves, como biscoitos salgados, é o ideal.

O exame é demorado. DEPENDE

Se o objetivo do exame é apenas investigar possíveis anormalidades que estejam provocando desconfortos estomacais, por exemplo, o tempo é muito rápido. No entanto, se a intenção é realizar algum tratamento, o período aumenta.

Agora que você já sabe o que é verdade e o que é mito, pode ficar mais tranquilo e realizar a endoscopia digestiva alta com segurança.

Muitas vezes, por se agarrar a mitos, as pessoas não se submetem a exames que podem salvar vidas.

Agende sua consulta ou exame!

Meu principal objetivo é cuidar do bem mais precioso: a sua saúde

Atendimento ao Paciente
Ficou com alguma dúvida?
Converse conosco no Whatsapp
chat