Endoscopia x colonoscopia: qual a diferença?

A endoscopia e a colonoscopia são dois exames médicos comumente realizados para avaliar o trato gastrointestinal. Embora ambos os procedimentos envolvam o uso de um endoscópio - um tubo longo e fino com uma câmera acoplada na ponta - eles diferem em termos de localização e finalidade.

A endoscopia é um exame que permite visualizar o interior do esôfago, estômago e duodeno, que são as primeiras partes do trato gastrointestinal.

O objetivo da endoscopia é diagnosticar condições como úlceras, inflamações, pólipos ou câncer nessas áreas. O exame é feito com o paciente sedado e o endoscópio é inserido pela boca, passando pelo esôfago até o estômago e o duodeno.

Já a colonoscopia é um exame que permite visualizar o interior do intestino grosso e parte do íleo terminal, a porção final do intestino delgado. Seu objetivo é diagnosticar condições como pólipos, tumores, inflamações ou sangramentos no intestino grosso.

O exame é feito com o paciente sedado e o endoscópio é inserido pelo ânus, passando pelo reto e cólon até o íleo terminal.

Ambos os exames têm riscos e complicações potenciais, no entanto, esses riscos são geralmente baixos e compensados pelos benefícios de diagnosticar e tratar condições médicas importantes.

Sendo assim, se você apresenta algum sintoma ou suspeita de condição médica que afeta essas áreas, converse com seu médico sobre qual exame é mais apropriado para o seu caso específico.