O que é preciso saber sobre as doenças inflamatórias intestinais.

As doenças inflamatórias intestinais (DIIs) afetam milhões de pessoas em todo o mundo, sendo muitas vezes mal compreendidas ou mal diagnosticadas. Trata-se de doenças autoimunes que afetam o trato gastrointestinal, resultando em inflamação crônica e danos ao tecido desse sistema.

Os sintomas incluem:

- Dor abdominal;

- Diarreia;

- Perda de peso;

- Fadiga;

- Sangue nas fezes.

Essas manifestações variam de leve a grave e podem ser intermitentes ou contínuas.

As causas exatas das DII ainda não são completamente compreendidas, mas acredita-se que fatores genéticos e ambientais desempenham um papel importante no seu surgimento.

O diagnóstico pode ser difícil, já que os sintomas são semelhantes aos de outros distúrbios. Por isso, os médicos costumam usar uma combinação de exames de sangue, exames de imagem e biópsias para identificar o transtorno.

Não há cura para as DII, mas o tratamento adequado permite controlar os sintomas e reduzir a inflamação. As intervenções incluem medicamentos anti-inflamatórios, imunossupressores e biológicos. Em casos graves, a cirurgia pode ser necessária para remover partes danificadas do aparelho digestivo.

Se você tem experimentado os sintomas mencionados sem causa aparente, não hesite em procurar ajuda para que seu caso seja avaliado!