Já ouviu falar de intolerância à frutose?

É comum ouvirmos falar sobre a intolerância a certos componentes alimentares, como lactose e glúten. No entanto, a intolerância à frutose também é uma condição que merece atenção.

A frutose é um tipo de açúcar simples, facilmente absorvido pelo organismo, que pode levar a um aumento rápido nos níveis de açúcar no sangue. Embora seja comumente associada a frutas, também é encontrada em cereais, vegetais e mel, e é frequentemente utilizada em produtos industrializados, como o xarope de milho.

Existem duas formas de intolerância à frutose:

• Hereditária: problema genético em que o corpo não produz as enzimas necessárias para quebrar o açúcar. Geralmente se manifesta durante a infância;

• Dietética (causada por má absorção): forma mais comum de intolerância à frutose, ocorre quando as células do intestino não conseguem absorver o açúcar adequadamente. Isso pode ser desencadeado pelo consumo excessivo de frutose, disbiose, certos medicamentos e até mesmo por Doenças Inflamatórias Intestinais.

Normalmente, quando os testes de rotina são negativos, os pacientes são erroneamente diagnosticados com síndrome do intestino irritável. É nesse contexto que o teste respiratório se faz essencial!

Por meio dele, podemos diagnosticar a intolerância à frutose e prescrever as mudanças alimentares necessárias, a fim de que o indivíduo recupere sua qualidade de vida.