Diverticulose x Diverticulite: qual é a diferença?

Apesar de possuírem nomes parecidos, Diverticulite e Diverticulose são condições bem diferentes, mas que possuem uma certa relação entre si. Que tal entendermos melhor essa distinção?

A Diverticulose é uma condição assintomática, caracterizada pela formação de “bolsas” (chamadas de divertículos) na parede intestinal.

Trata-se de um problema que acomete principalmente pacientes com mais de 60 anos e seu surgimento está associado ao consumo insuficiente de fibras, ingestão excessiva de alimentos refinados, uso de determinados medicamentos e obesidade.

Não constitui um transtorno grave até que dê origem a complicações, como a Diverticulite e o Sangramento Diverticular (o que pode ou não acontecer).

Já a Diverticulite consiste na inflamação dos divertículos (“bolsas” citadas anteriormente), podendo apresentar diferentes níveis de complicação, e está diretamente relacionada ao estilo de vida e hábitos alimentares do paciente.

O tratamento desse distúrbio pode ser feito tanto de forma clínica quanto cirúrgica, a depender da gravidade do caso.

Além disso, vale ressaltar que nem todo paciente com Diverticulose desenvolve a Diverticulite!