O #instestino tem mais neurônios que a espinha dorsal e age independentemente do sistema nervoso central e, por isso, merece mesmo ser chamado de segundo cérebro pela comunidade científica.
O intestino pode funcionar sozinho e, com muita autonomia, tomar suas próprias decisões, sem que o cérebro lhe diga: ??“Faça isso, não faça aquilo!”. Quem o “governa” é o sistema nervoso entérico (SNE), uma espécie de “filial” do sistema nervoso autônomo do corpo que tem uma vasta rede composta por 100 milhões de neurônios e neurotransmissores. Não é incrível?
O “segundo cérebro” abriga 70% das células do sistema imunológico. Isso, por si só, já torna o intestino a chave para combater doenças e explica porque ficamos vulneráveis a problemas comuns, como uma gripe, quando ele está desajustado.
Os neurônios intestinais também chamam a atenção pela incrível capacidade de produzir pelo menos 90% da serotonina (molécula do bem-estar) que é descarregada em nosso corpo. Por essa razão, os pesquisadores começaram a relacionar certos transtornos mentais, como depressão, a um problema intimamente relacionado ao intestino.
Clínica MedCenter
Rua Dr.Arnaldo Brandão,728- São Francisco
Boa Vista/RR