Problemas relacionados ao glúten: o que você precisa saber.

Problemas relacionados ao glúten: o que você precisa saber.

Vamos entender a diferença entre doença celíaca, alergia ao trigo e intolerância ao glúten? Continue a leitura para conferir…

- Doença celíaca:

Quando uma pessoa com doença celíaca ingere alimentos contendo glúten, o sistema imunológico é ativado, resultando no ataque às vilosidades do intestino. Essas vilosidades são pequenas projeções em forma de dedos no revestimento intestinal responsáveis por absorver nutrientes e energia dos alimentos que ingerimos.

- Alergia ao trigo:

A alergia também impacta o sistema imunológico, sendo desencadeada frequentemente por certos alimentos ou outras substâncias às quais o corpo reage de maneira anormal.

Os sintomas incluem inchaço ou coceira na boca ou garganta, urticária, erupções cutâneas, dores de cabeça, congestão, problemas gastrointestinais e, em casos extremos, choque anafilático.

- Intolerância ao glúten:

Essa condição indica uma dificuldade do corpo em digerir o glúten. A sensibilidade ao glúten não celíaca ocorre em indivíduos incapazes de tolerar o glúten, manifestando sintomas semelhantes aos da doença celíaca, mas sem danos autoimunes nos intestinos.

Os sintomas incluem inchaço, gases, náuseas, fadiga, diarreia ou constipação, dores de cabeça, dor nas articulações e dormência nos braços, pernas ou dedos.

Se houver suspeita de qualquer uma dessas condições, é aconselhável procurar um especialista para um diagnóstico preciso.

Se você gostaria de agendar uma consulta ou exame, clique aqui!

Agende sua consulta ou exame!

Meu principal objetivo é cuidar do bem mais precioso: a sua saúde

Atendimento ao Paciente
Ficou com alguma dúvida?
Converse conosco no Whatsapp
chat