Intolerância ou alergia alimentar? Descubra a diferença.

Intolerância ou alergia alimentar? Descubra a diferença.

Nos últimos tempos, observou-se um aumento nos casos de alergias e intolerâncias alimentares. Embora essas sejam condições distintas, é comum ocorrer confusão entre elas. Você consegue distinguir uma da outra?

Vamos começar abordando a Alergia Alimentar: ela ocorre quando o sistema imunológico reage a um composto de determinado alimento, interpretando-o como prejudicial. Os sintomas geralmente aparecem imediatamente após a ingestão e incluem coceira, inchaço nos lábios, falta de ar, tosse e diarreia.

Em casos graves, pode ocorrer inchaço nos órgãos do sistema respiratório, resultando em choque anafilático, uma situação que pode ser fatal. Portanto, a alergia alimentar demanda intervenção médica imediata.

Por outro lado, a Intolerância Alimentar ocorre quando o organismo é incapaz de processar um determinado nutriente devido à ausência da proteína necessária para realizar essa tarefa. Os sintomas mais comuns incluem enjoo, inchaço, dor abdominal e gases.

Ao contrário da alergia, esses desconfortos não surgem imediatamente após a ingestão e podem se manifestar algumas horas depois da refeição. Além disso, essa condição geralmente não representa uma ameaça à vida do indivíduo.

Se você gostaria de agendar uma consulta ou exame, clique aqui!

Agende sua consulta ou exame!

Meu principal objetivo é cuidar do bem mais precioso: a sua saúde

Atendimento ao Paciente
Ficou com alguma dúvida?
Converse conosco no Whatsapp
chat