A gastrite nervosa é uma doença real?

A gastrite nervosa é uma doença real?

Uma pergunta frequente que recebo em meu consultório é sobre a existência da gastrite nervosa. Sim, ela é uma condição real!

A gastrite nervosa, também conhecida como dispepsia funcional, provoca sintomas semelhantes aos da gastrite convencional, como queimação, azia e sensação de estômago cheio. No entanto, ao contrário da gastrite clássica, não há um processo inflamatório em curso.

Enquanto a gastrite tradicional surge devido a lesões causadas por bactérias, uso de certos medicamentos, consumo de álcool e ingestão de alimentos inadequados, a gastrite nervosa tem como desencadeador o estresse emocional. Vale ressaltar que o estresse, por si só, não é capaz de provocar inflamação.

De fato, momentos de instabilidade emocional podem estimular a produção de ácido gástrico, tornando o estômago mais sensível. Isso resulta na manifestação de sintomas, mesmo sem qualquer alteração na mucosa estomacal.

Portanto, se você estiver enfrentando esse desconforto, é recomendável buscar ajuda médica. Um especialista, por meio de exames, será capaz de identificar a causa do problema e indicar o tratamento mais apropriado.

Se você gostaria de agendar uma consulta ou exame, clique aqui!

Agende sua consulta ou exame!

Meu principal objetivo é cuidar do bem mais precioso: a sua saúde

Atendimento ao Paciente
Ficou com alguma dúvida?
Converse conosco no Whatsapp
chat